segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

POR UNANIMIDADE, CLASSISTAS APROVAM DOCUMENTO PRÓ-CENTRAL

Num marco para a história do sindicalismo, os delegados do 7º Encontro Nacional da CSC aprovaram neste sábado (29), em Salvador, os 27 pontos do documento “Rumo a uma central classista e democrática”. O texto recebeu 58 emendas, a serem incorporadas por uma comissão ao longo da semana. Foi aprovado por unanimidade, num plenário composto por 443 delegados, que representam 232 entidades de 21 estados brasileiros.

“Vivemos um momento de recomposição no meio sindical brasileiro, que coincide com redefinições no sindicalismo em âmbito mundial”, afirma o documento. Esse fenômeno “não ocorre no vazio e nem se explica por si só”. Conforme o texto, está associado “ao quadro político em mutação, assim como à perspectiva de mudanças na organização sindical, começando pela legalização das centrais”.

A esse cenário se soma um contraponto: enquanto ocorre de um lado “a involução da CUT”, de outro se consolida a trajetória do sindicalismo classista, marcada pela independência e pela unidade. “Cresceu, em nosso meio, a percepção de que a possibilidade de avanço do sindicalismo de classe no interior da CUT se esgotou”, diz o documento.

Daí as condições e o momento adequado para construir uma central classista e democrática, que represente os trabalhadores em face dos desafios atuais e ajude a pautar uma frente de centrais e a CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais).

Clique aqui para ler o documento na íntegra

Fonte: CSC

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo