segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

CONTINUA A LUTA NA COTEMINAS

Quando o companheiro Fidel Castro afirmou que não aceitaria ser reeleito presidente do Conselho de estado de Cuba, a grande imprensa venal “entrevistou” várias personalidades e autoridades. Uma dessas pessoas foi o vice-presidente José Alencar, o patrão que ninguém merece.

O vice-patrão foi taxativo ao dizer que a saída de Fidel abriria espaço para “liberdade e democracia” na ilha.

E o que será que o vice-patrão José Alencar entende por liberdade e democracia? Provavelmente a “democrática” acumulação de dinheiro em seu próprio bolso e a “liberdade” de demitir quem quiser no momento que quiser.

Pois enquanto em Cuba o índice de desemprego não ultrapassa 0,2% da população, apenas na unidade da Coteminas em Montes Claros-MG, o vice-patrão insiste em demitir 800 operários de uma única tacada.

No entanto, os operários da Coteminas de Montes Claros já demonstraram que não estão dispostos a ceder essa “liberdade” ao vice-patrão. Os trabalhadores vêm se organizando e resistindo bravamente, na defesa do sustento de suas famílias e da economia de toda a cidade.

A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – já vinha desde antes do anúncio das demissões organizando os operários para a luta. A CTB encabeça a Chapa 2 – Oposição Classista com o companheiro Lourival Soares Ribeiro, na disputa pelo Sindicato dos Têxteis de Montes Claros, que atualmente é dirigido por pelegos e filiado à Força Sindical.

Os companheiros da CTB junto com os trabalhadores da Coteminas já foram à Câmara Municipal, fizeram ato público, procuraram parlamentares e autoridades. Entre os parlamentares que têm ajudado muito essa luta estão o vereador Lipa Xavier e a deputada federal Jô Moraes, ambos do PCdoB.

E nessa semana a luta ganhou importantes reforços.

O ministro do trabalho e emprego, Carlos Lupi (PDT) comprometeu-se a interceder pelos operários de Montes Claros para evitar as demissões e reforçou a necessidade da aprovação da Convenção 158 da OIT, enviada ao Congresso pelo governo, para acabar com as demissões a bel-prazer dos patrões.

A CUT também lançou nota afirmando seu apoio à luta dos operários da Coteminas e colocando-se “à disposição dos trabalhadores na luta pela garantia de seus direitos”.

São demonstrações importantes de que os companheiros de Montes Claros não estão sozinhos nessa batalha. E com força e amplitude será possível derrotar o vice-patrão e sua sede de lucro.

E já que vice-patrão acha que tem o direito de dizer o que os cubanos devem fazer, que o heroísmo do povo de Cuba, que resiste há quase 50 anos às ofensivas do império do norte, sirva de inspiração aos companheiros operários para a vitória.

Acompanhe também essa luta no Os Sonhos Não Envelhecem do camarada Ramon Fonseca.

O vice-patrão está demitindo no nordeste também.

Comitiva foi a Brasilia para tratar do assunto.

CUT lança nota em apoio aos operários.

Carlos Lupi, ministro do trabalho, reforça a luta pelos empregos.

CTB organiza a luta contra as demissões na Coteminas.

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo