quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

VIVA CUBA SOCIALISTA!


Desde a última segunda-feira, o assunto mais falado em toda a grande imprensa é a mensagem do presidente de Cuba, Fidel Castro, onde afirma que não aceitará ser reconduzido pela Assembléia Nacional ao posto de presidente do Conselho de Estado.

Editoriais, cadernos especiais, matérias televisivas, análises no rádio e na internet, todos os meios têm sido utilizados para tratar do assunto, e por todos os lados.

A grande imprensa venal brasileira apressa-se em tratar da transição em Cuba. Dizem eles transição para a liberdade, mas na verdade falam da transição para a exploração do povo cubano. Todos os veículos de nossa imprensa venal sacaram seus “especialistas” em economia, relações internacionais, política, “especialistas” em tudo para, de forma mais ou menos agressiva dizer resumidamente que começou a transição para democracia (ie. capitalismo), mas que isso só será concretizado com a morte de Fidel.

E elaboram os diversos tratados, teorias, exercícios de futurologia para tentar dizer para onde Cuba seguirá. Alguém lembrou de perguntar aos cubanos? Enumeram centenas, milhares do que chamam de fracassos do socialismo, tudo para ludibriar os desatentos. O que não querem dizer é algo que não cabe na ideologia do pensamento único. Como uma pequena ilha caribenha com poucos recursos naturais; com um bloqueio econômico criminoso por parte das potências; a apenas alguns quilômetros de distância da maior força imperialista que o mundo já viu conseguiu erradicar o analfabetismo, ter um dos melhores sistemas de saúde do mundo, garantir moradia a todos os seus cidadãos, entre outras inúmeras conquistas cubanas?

A resposta não está na ilha, mas sim em seu povo, o heróico povo de Cuba. O comandante Fidel Castro é parte e personificação desse povo que resistiu a todas as dificuldades no último meio século e ainda tem disposição para, solidariamente, ajudar povos de outros países.

Portanto, a transição ao capitalismo não está na pauta cubana. E o povo de Cuba, exemplo a todos os povos, saberá decidir soberanamente o caminho que quer seguir na construção cotidiana de sua revolução.

Viva o comandante Fidel Castro!

Viva o heróico povo cubano!

Viva Cuba socialista!

Até a vitória, sempre!


Leia mais:

Íntegra da mensagem do presidente Fidel Castro

João Pedro Stédile: Fidel não precisa disputar cargos

Altamiro Borges: Mídia esconde bloqueio a Cuba

Ariel Dacal: Em Cuba, não se discute o retorno ao capitalismo

Aldo Rebelo: A herança do estadista


Miguel Urbano Rodrigues: Mídia vai fazer campanha de desinformação


0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo