segunda-feira, 17 de março de 2008

REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

A produtividade do trabalho mais que dobrou nos anos 90. Os salários do Brasil são um dos mais baixos do mundo. O peso dos salários no custo total de produção é baixo. As inovações tecnológicas e organizacionais, além da flexibilização trabalhista, intensificaram o ritmo de trabalho no Brasil.

Por todos esses fatores, justifica-se à redução da jornada de trabalho para superar a contradição entre o desemprego alto x muito trabalho dos empregados.

A redução da jornada, além de gerar empregos e propiciar novas atividades para o trabalhador, também contribuirá para a diminuição de doenças contemporâneas do mundo do trabalho como depressão, estresse, lesão por esforços repetitivos, etc.

A Relação Anual das Informações Sociais - RAIS - informa que 22.526 milhões de trabalhadores fazem 44 horas semanais, número que precisa ser associado às 52,800 milhões de horas extras realizadas por semana.

Com a redução da jornada de trabalho para 40 horas gera-se 2.252.600 novos postos de trabalho. Com o fim das horas extras, há um incremento adicional de 1,2 milhão de empregos. Na soma, 3.352.600 novos trabalhadores potenciais.

O patronato alega que, com a redução, país perde competitividade e os custos fogem dos parâmetros. Papo furado: estudo da Confederação Nacional da Indústria mostra que quatro horas de trabalho a menos por semana terá um custo de apenas 1,99% na indústria, já que hoje os custos do trabalho representam 22%. Só para comparar, entre 1990 e 2000 a produtividade aumentou 6,50%.

O custo do trabalho no Brasil é um dos mais baixos do mundo (três vezes menor do que, por exemplo, na Coréia do Sul). Competividade e produtividade são alcançadas com juros baixos, redes de instituto de pesquisa, universidades, maior escolaridade dos trabalhadores e mais investimentos em infra-estrutura.

O resto é a disputa por maior ou menor mais-valia.

(Obs.:dados e análises baseados em nota técnica do Dieese sobre a redução da jornada do trabalho).

Fonte: Blog do Nivaldo Santana

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo