terça-feira, 25 de março de 2008

TIBETE: VERDADES E MENTIRAS

Nas últimas semanas, muitas têm sido as manifestações de governos, jornalistas e intelectuais “independentes”, ONGs de todo tipo e até mesmo atletas sobre os recentes acontecimentos na região autônoma do Tibete, na China.

O que se vê, por intermédio dos meios de comunicação dominantes, é um massacre perpetrado pela China contra o povo tibetano que deseja sua independência.

Qualquer um que se preocupe em refletir sobre realidades duvida das “verdades” apresentadas pelo pensamento único dominante.

Portanto, nesse momento em que em uníssono, os instrumentos do status quo proclamam uma única “verdade”, cabem diversos questionamentos.

Quem é o “pacifista” Dalai Lama? Quem “elegeu” o tal governo exilado comandado pelo Dalai Lama? O Tibete é mesmo um país ocupado pelos chineses? Os tibetanos são mesmo oprimidos pelo governo central da China? Os religiosos são perseguidos? Os EUA e a UE estão mesmo preocupados com os direitos humanos? Entre muitas outras perguntas, naturalmente.

Aparentemente, mais uma vez, por trás de palavras bonitas e humanitárias estão os conflitos políticos e econômicos. A China amedronta o ocidente capitalista. O dragão é cada vez mais agressivo, vencendo os ocidentais, inclusive em seu próprio jogo, o mercado. O que provoca o medo nas potências imperialistas é que o dragão é vermelho.

Aproximam-se os jogos olímpicos de Pequim, imensa oportunidade para os chineses demonstrarem ao mundo suas qualidades, capacidades e realizações. Por isso, da mesma maneira que os boicotes foram utilizados como armas na dita guerra fria, as potências imperialistas e seus intelectuais e atletas “independentes” ensaiam boicotes aos jogos de Pequim sob o falso pretexto dos direitos humanos, que essas mesmas potências jamais respeitaram.

Para entender melhor o assunto, e poder responder às perguntas levantadas aqui e outras, recomendo a leitura dos textos:

Elias Jabbour: História, interesses e verdades sobre o Tibete

Duarte Pereira: Os mitos e os fatos concretos sobre o Tibete

Humberto Alencar: Quem é o “pacifista” Dalai Lama

China protesta contra EUA por condecoração ao Dalai Lama

Dalai Lama vai a Portugal para “ensinar e sorrir”

Resistir.info: CIA: Fomos nós que preparamos a insurreição no Tibete

Vermelho: Ofensiva antiolímpica do separatismo no Tibete

Vídeo: Quem são os brutos e os pacíficos no Tibete



1 comentários:

Anônimo disse...

Camarada...

Gostei do blog. Recomendo adicionar na lista de links o ótimo blog anti-imperialista "Na periferia do Império" (http://naperiferiadoimperio.blogspot.com)

Saudações socialistas

Luís Paulo

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo