domingo, 18 de maio de 2008

É POSSÍVEL TRABALHAR 12 HORAS POR SEMANA

Tecnicamente já é possível trabalhar 12 horas por semana, afirma presidente do Ipea

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, defendeu nesta terça-feira (13), durante o 1º encontro nacional do Forum Sindical dos Trabalhadores (FST), que tecnicamente já é possível ter atividade laboral 12 horas por semana. Essa possibilidade é apontada nas novas formas de gestão do trabalho.

Para Pochmann, a realização do evento é uma iniciativa importante para mudar os rumos dos trabalhadores do País. “A redução da jornada de trabalho é um luta de mais de três séculos e jornada de trabalho menor permitiria que todos estivessem trabalhando”, acredita e defende.

O uso da Internet, do celular e demais tecnologias é trabalho e propiciam que cada vez mais seja realizado em casa. “Este trabalho não é medido e, portanto, não é dividido”, defende Pochmann.

Pochmann apresentou um raio x da atual situação de empregabilidade do País, quais sejam:

1) temos 22 milhões de aposentados e quase 6 milhões continuam trabalhando;

2) 4 milhões de trabalhadores tem mais de dois ou três empregos;

3) mais de 6 milhões de jovens de 16 anos estão trabalhando apesar da proibição;

4) atualmente 8 milhões de trabalhadores estão desempregados;

5) 10 milhões de trabalhadores têm jornada de trabalho reduzida

A redução da jornada de trabalho com a diminuição do salário, na avaliação do economista, vai estimular a hora-extra e a procura de novos postos de trabalho para compensar a perda remuneratória. “12% dos trabalhadores faziam hora-extra antes da Constituição de 88. Após a Carta Magna, esse percentual subiu para 40% porque houve redução da jornada e do salário”.

Ainda segundo entendimento de Pochmann, o tempo de trabalho no Brasil é mal distribuído. No século 21 os setores terciários [comércio e serviços] concentram sete de cada dez empregos. (Alysson Alves)

Fonte: DIAP

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo