domingo, 25 de janeiro de 2009

TRABALHADORES CONSEGUEM INICIAR A QUEDA DOS JUROS

A semana passada foi marcada pelas manifestações do movimento sindical brasileiro, que de forma unificada, exigiu que o Banco Central, ou seja, o governo Lula, derrubasse a taxa básica de juros (Selic).

Em 13 capitais as centrais sindicais se manifestaram e, juntamente com outras entidades populares, conquistaram a maior redução da taxa Selic dos últimos tempos, 1 ponto percentual.

A reivindicação original dos sindicalistas, de redução de 2pp, já era tímida, considerando que o Brasil possui a maior taxa de juros reais do mundo, e a redução promovida pelo BC foi ainda menor. No entanto, uma redução de 1pp é algo drástico, se for levado em conta que a decisão é tomada por meia dúzia de banqueiros que se encontram encastelados na direção do Banco Central, nomeados pelo presidente-operário.

A crise econômica internacional tem trazido problemas concretos no Brasil, sendo o mais grave o aumento do número de demissões. Com isso, a pressão de diversos setores da sociedade brasileira tem aumentado, a ponto de setores patronais também atacarem a política econômica do governo Lula, em especial a taxa básica de juros.

Assim, as centrais sindicais, que há tempos defendem uma drástica redução da Selic, ganharam ainda mais fôlego, ampliando o movimento e forçando, na prática o BC a deixar de ser um entrave para o crescimento econômico do país.

Ainda foi pequena a queda, mas muito maior do que é costumeiro ou desejado pelos rentistas, parasitas da riqueza alheia. O fundamental é que, mesmo com manifestações ainda não tão grandes, o sindicalismo demonstra que não aceitará a derrocada da economia brasileira para favorecer alguns parasitas.

Leia mais:

PARA CENTRAIS, MOBILIZAÇÕES FORÇARAM COPOM A REDUZIR JUROS

CENTRAIS SINDICAIS PROTESTAM POR REDUÇÃO DOS JUROS

AS BARBEIRAGENS DO BANCO CENTRAL

ESTÁ CRIADO O "BAIXÔMETRO"

SOB PRESSÃO, BANCOS ANUNCIAM REDUÇÃO DOS JUROS AO CONSUMIDOR

Foto 1 : Passeata das centrais sindicais em Curitiba - 21/01/2009 (Ivanovick)

Foto 2: Carro de som comanda a manifestação, em destaque J. Tramontini e Mario Ferrari, ambos da CTB-PR (Ivanovick)

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo