quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DILMA É RECEBIDA COM FESTA EM MARATONA PELO NORDESTE

A candidata à presidência da República pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff (PT), visitou três estados da região Nordeste nesta terça-feira. Fortaleza (CE), Caruaru (PE) e Vitória da Conquista (BA) foram as cidades que receberam, com muita festa, a candidata petista.

A região Nordeste é onde Dilma tem a maior vantagem nas pesquisas. O último levantamento do Datafolha, divulgado nesta terça-feira, mostra Dilma com 64% das intenções de voto, contra 27% de seu adversário, o tucano José Serra (PSDB).



Fortaleza tem festa e emoção


Dilma iniciou a maratona de visitas à região pelo Ceará. A candidata participou de um desfile em carro aberto pelas ruas do centro de Fortaleza. Uma multidão acompanhou o carro que levava a candidata cantando os jingles da campanha e entoando palavras de ordem: “Olê, olê, olê, olá! Dilma! Dilma!”

A candidata estava acompanhada do governador reeleito, Cid Gomes (PSB), do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e dos senadores eleitos, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), do senador Inácio Arruda (PCdoB), além da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

O povo de Fortaleza aplaudiu de pé Dilma, reforçando a expectativa por uma grande vitória nas eleições de domingo. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que acompanhou a visita da presidenciável à capital cearense.

“Foram momentos de muita emoção”, ressalta Chico Lopes. “Apesar do horário desafiador das 14h e do sol abrasador, uma verdadeira multidão foi ao centro dar seu aplauso e sua palavra de apoio à Dilma, que mostrou mais uma vez que se consolidou como uma liderança de grande respaldo popular”, acrescentou o parlamentar.

“Fiquei no meio do povo durante a visita, e pude perceber o quanto a Dilma é querida pelas pessoas. O povo de Fortaleza foi às ruas, pra ver sua candidata e manifestar livremente a sua escolha nessas eleições”, enfatiza Chico Lopes. “Foram inúmeras demonstrações de carinho, desde bandeiras, palavras de apoio, até presentes para a ex-ministra”.

A bancária Elvira Madeira (foto) conseguiu entregar uma bandeira da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) nas mãos de Dilma. A candidata ergueu e abriu a bandeira. A emoção foi traduzida em lágrimas.

Lopes destacou ainda o discurso de Dilma Rousseff – “curto, mas objetivo”. “Ela chamou atenção mais uma vez para o histórico do seu adversário, que sempre mostrou um comportamento contrário ao Nordeste”, relata Lopes.

A candidata ainda agradeceu os votos recebidos em todo o estado e pediu que a militância continuasse ativa. “Peço que vocês continuem firmes até o dia 31 de outubro”.

“Com essa nova visita e com todo o trabalho coletivo que vem sendo feito aqui, capitaneado pelo governador Cid Gomes e pela direção dos partidos que apóiam a continuação das conquistas do governo Lula, o Ceará tem tudo para atingir a meta de ter pelo menos 80% de votos para Dilma”. No primeiro turno, Dilma obteve 66% dos votos do eleitorado cearense.


Caruaru recebe Dilma em clima de carnaval


Saindo de Fortaleza, Dilma seguiu para o agreste pernambucano. Em Caruaru, realizou a maior carreata política da história da cidade. No trajeto de 12 quilômetros, milhares de pessoas manifestaram seu apoio nas ruas, casas, lojas, do alto de prédios e dentro dos ônibus. Centenas de carros, motos, bicicletas e pessoas correndo acompanharam o trajeto que durou duas horas. A atividade teve direito até aos tradicionais bonecos gigantes que frequentam o carnaval de Olinda e Recife.

Ao lado do governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de parlamentares e 40 prefeitos, Dilma percorreu as ruas dos bairros Vila Kennedy, Largo São Francisco, Centro e Salgado, o mais populoso da cidade. Já era noite quando a carreata encerrou no bairro Maurício Nassau.

Na praça do Marco Zero, a presidenciável ficou bastante emocionada com a manifestação das pessoas durante a carreata. "Estou vivendo aqui em Caruaru uma das experiências mais fortes da minha vida. O coração do Brasil hoje bate em Caruaru", afirmou Dilma.

Para a população que parou o comércio central da cidade, Dilma reafirmou seus compromissos. "Tenham certeza que darei continuidade ao trabalho do presidente Lula. E o que eu prometo, eu faço", declarou, sendo ovacionada pelo povo.

Dilma também fez uma comparação entre a sua candidatura e a do adversário, ressaltando a motivação que a levará até o dia da eleição. "Essa energia que recebo hoje em Caruaru me moverá até o domingo, dia que escolheremos se vamos seguir em frente ou voltaremos ao passado, descendo serra abaixo", disse.

O governador Eduardo Campos e o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), agradeceram o carinho com que a população recebeu a presidenciável. "Caruaru demonstra ao Brasil que já escolheu Dilma presidente. Vamos ficar nas ruas até domingo, quando o Brasil terá a primeira mulher presidente", declarou o governador.

No evento, os militantes voltaram a ironizar o episódio com a bola de papel que atingiu José Serra, no Rio de Janeiro. Alguns brincavam com bolas de papel gigante, outros jogaram bolinhas para cima durante a passagem da petista.


Comício em Vitória da Conquista: Bahia será 100% Dilma


A maratona da candidata por cidades nordestinas foi concluída já à noite em Vitória da Conquista, uma das maiores cidades da Bahia. Com 318.901 habitantes e administrada pelo PT, Vitória da Conquista foi uma das duas únicas cidades baianas onde o tucano José Serra teve mais votos que Dilma no primeiro turno, 41% contra 39% da petista. A outra cidade foi Presidente Tancredo Neves. A Bahia tem 417 municípios.

Com o comício desta noite, Dilma e seus aliados no Estado pretendem aumentar a votação nestas cidades e garantir que 100% dos municípios baianos garantam a maioria dos votos para a candidata petista.

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e 40 gestores de municípios da região mobilizaram os militantes para a festa - uma espécie de resposta ao comício que o candidato tucano realizou na semana seguinte ao primeiro turno. Serra esteve na cidade para agradecer pelos votos recebidos.

Como a programação inicial atrasou, militantes dos partidos coligados participaram de uma carreata com o governador Jaques Wagner (PT) do aeroporto até a Praça Barão do Rio Branco, onde houve o comício. Cerca de 5 mil pessoas se concentraram no aeroporto para esperar Wagner e os senadores eleitos na sua chapa Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSDB).

Dilma subiu ao palanque na cidade baiana às 21h52. Desta vez sem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pouco antes participara de comício em Curitiba (PR).

Ao som do novo jingle da campanha, o "Dilma lá", versão para a candidata da música "Sem medo de ser feliz", que marcou a campanha de Lula à Presidência em 1989, a petista disse que "colocar as pessoas no centro de tudo" será o "grande compromisso" de seu eventual governo. Ela estava acompanhada do governador reeleito Jacques Wagner

Dilma voltou a citar temas recorrentes em seus discursos, como o pagamento da dívida com o Fundo Monetário Internacional e os números de mobiidade social na gestão do PT no Planalto.

Afirmou representar a continuidade do "maior governo que esse país já teve" e dirigiu críticas ao rival José Serra (PSDB). "O meu adversário, que passou oito anos criticando, chamando o Bolsa Família de bolsa esmola, não [representa a continuidade]. Quem representa a continuidade e o avanço dessas conquistas sou eu", disse.

Dilma prometeu ainda assegurar "trabalho capacitado" e "educação de qualidade" à população. Disse ter compromisso com as mulheres. "Eu tenho compromisso com as mulheres e eu não vou errar, e com a graça de Deus e o voto de vocês, vou ser a primeira mulher presidente da República", afirmou.

Repetindo argumento da campanha do segundo turno, a candidata do PT acusou a oposição de "usar o preconceito para criar ódio", citando o "clima de medo" criado na campanha de 2002. "Esse medo que a cada eleição eles tentam colocar nas pessoas é porque eles não têm projeto para o Brasil, para o Nordeste e para os homens e mulheres desse país", disse.

Cláudio Gonzalez

Fonte: Vermelho

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo