quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PCdoB/CE FAZ BALANÇO ELEITORAL E APONTA DESAFIOS


O Comitê Estadual do PCdoB/CE divulgou sua resolução política aprovada na reunião plenária do último final de semana onde avalia o resultado eleitoral, analisa o novo quadro político e a trajetória dos comunistas cearenses nos últimos dez anos e aponta os desafios postos para o partido. Leia abaixo a íntegra do documento:


Vitórias apontam novos desafios para o PCdoB


Uma disputa histórica, de caráter estratégico, marcou a eleição deste ano, onde dois projetos nitidamente distintos se confrontaram. De um lado, Dilma Roussef e as amplas forças que a apóiam, representam o projeto de mudanças em curso no país desde a posse do presidente Lula; de outro José Serra encarna justamente a tentativa de estancar os avanços e fazer o país retroceder para os marcos do neoliberalismo.



A eleição de Dilma gerou, portanto, uma grande expectativa no Brasil de que “a sua primeira presidente – por sua história, concepções e competência – tudo fará para que o país dê novos passos no sentido de tornar-se uma nação desenvolvida, cada vez mais soberana e democrática, respeitada no mundo e, sobretudo, capaz de garantir ao povo uma qualidade de vida crescentemente melhor”, como afirma a resolução recentemente aprovada pelo Comitê Central do PCdoB.

O desempenho positivo das forças democráticas e progressistas foi mais expressivo ainda porque possibilitou a eleição de 70% dos integrantes da Câmara dos Deputados, a maioria dos senadores e 17 governadores, o que torna mais viável a ampliação das conquistas obtidas ao longo do Governo Lula.

A resolução da direção nacional do PCdoB destaca que o partido “desde o início engajou-se de corpo inteiro pela vitória de Dilma. Ajudou a construir a aliança de partidos e movimentos sociais que respaldou a candidata, apresentou ideias programáticas e opiniões sobre a condução política da jornada, indicou quadros para a coordenação da campanha e, por todo o país, seus candidatos e militantes abraçaram com garra a bandeira de Dilma. De igual modo, batalhou pela vitória de seus demais aliados aos governos estaduais e ao Senado Federal. Catorze governadores e vinte e oito senadores eleitos tiveram o apoio decidido dos comunistas”. Tal constatação também gera grande expectativa de avanços na atuação do Partido Comunista do Brasil nos próximos anos.

O Ceará segue em frente

No Ceará o resultado eleitoral também trouxe ampla vitória das forças políticas mais avançadas. Além da reeleição do governador Cid Gomes (PSB), também foram eleitos os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), bem como a grande maioria dos deputados federais e estaduais. Some-se a isso a profunda derrota do PSDB cuja expressão maior é a não eleição de Tasso Jereissati, desfalcando a direita nacional e deixando os tucanos cearenses sem sua principal referência política. A vitória torna-se mais expressiva ainda com a eleição dos parlamentares comunistas: João Ananias e Chico Lopes, para deputados federais, e Lula Morais, para deputado estadual.

Uma nova configuração do quadro político estadual surge após a eleição. Enquanto os partidos democráticos e progressistas – PSB, PMDB, PT, PDT e PCdoB – saíram mais fortalecidos, o bloco conservador, encabeçado pelo PSDB, se enfraquece visivelmente. Além da derrota de Tasso, a direita viu minguar seus deputados federais e estaduais, perdeu o apoio de grande número dos prefeitos que elegeu em 2008 e encontra-se profundamente dividida.

Década vitoriosa para os comunistas

Este desempenho excelente do PCdoB cearense em 2010 fecha com êxito uma década de afirmação política do Partido no Estado. Neste período o partido se fortaleceu e ampliou sua atuação em diversas frentes. Apesar das dificuldades os comunistas estão organizados, com funcionamento permanente, num ambiente democrático de debate e com espírito de unidade em todas as regiões. Nesta situação não há nenhum outro partido no Ceará.

Na última década deve-se registrar momentos marcantes da trajetória dos comunistas no Ceará. No plano institucional, já em 2000 o partido chegou, com Inácio Arruda, na disputa do 2º turno para a Prefeitura de Fortaleza contra Juraci Magalhães. Em 2002, Inácio foi eleito o deputado federal mais votado do Ceará, com mais de 302 mil votos, marca superada apenas por Ciro Gomes em 2006. Em 2004 tivemos uma nova candidatura de Inácio à Prefeitura de Fortaleza que, apesar de grande expectativa, não logrou ir ao segundo turno, quando Luizianne Lins foi eleita. Refeito da derrota, o PCdoB obteve em 2006 uma vitória histórica com a eleição de Inácio Arruda, o primeiro senador comunista após Luis Carlos Prestes. Em 2007, fruto das vitórias acumuladas anteriormente, um expressivo número de prefeitos e lideranças filiou-se ao partido, o que permitiu no ano seguinte a inédita eleição de cinco prefeitos e cinquenta e seis vereadores em todas as regiões do Estado.

Nos movimentos sociais o PCdoB avançou no movimento sindical, culminando com a organização da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União da Juventude Socialista (UJS) ampliou sua presença no estado, os comunistas consolidaram sua atuação na frente comunitária, mantêm boa atuação na frente de mulheres e estão inseridos e organizados em diversas outras frentes.

Na luta de ideias o PCdoB também participou ativamente da primeira Conferência Nacional de Comunicação e apoia a democratização da mídia, além de apoiar iniciativas que fortaleçam espaços alternativos de comunicação. Ainda no plano da comunicação vale destacar o bom trabalho do Vermelho/CE, o único site de esquerda no estado atualizado diariamente com informações da luta política e social e divulgação das ideias avançadas. A Classe Operária tem grande aceitação no Ceará onde, mensalmente são distribuídos 20 mil exemplares. No âmbito da formação foram realizados diversos cursos em todos os níveis através da Escola de Formação, que tem abrangência regional.

Neste ano, além da vitória eleitoral, outra conquista marcou o ano para os comunistas cearenses: a aquisição da sede própria para o Comitê Estadual. Fruto de uma campanha ampla, que mobilizou a militância, inúmeros amigos e muitos aliados, a aquisição da sede representa um ganho político e o fortalecimento da infraestrutura do PCdoB, único partido a ter sua sede própria no Ceará.

Desafios para o centenário do PCdoB

Este balanço permite concluir que os comunistas cearenses possuem uma sólida base política, organizativa, de massas e ideológica que permite projetar para a próxima década um Partido Comunista ainda mais forte quando chegar ao ano do seu centenário, em 2022. Para tanto, também é necessário acentuar a presença nos poderes executivo e legislativo, nas lutas sociais e no debate de ideias, além de um maior empenho para organizar a militância desde a base e fortalecer os comitês municipais.

O novo quadro definido pela vitória das forças democráticas e progressistas cria melhores condições para manter e ampliar a atividade partidária. O Comitê Central enfatiza em sua resolução que “O fator partido é decisivo para o projeto estratégico do PCdoB – em termos de orientação política, unidade e força da militância, solidez ideológica. Se o partido não desempenha bem seu papel, as vitórias são efêmeras”. O PCdoB deverá avançar ainda mais na sua organização e funcionamento para enfrentar e superar os desafios que estão postos à sua frente.

Desafios imediatos

Desde já os comunistas cearenses se deparam com importantes desafios:

1. Lutar pelo êxito dos governos de Dilma Roussef e Cid Gomes de modo a assegurar o efetivo avanço das mudanças no Brasil e no Ceará.

2. Reforçar, e buscar ampliar, a participação dos comunistas, que se destacaram na Secretaria de Saúde durante o primeiro Governo de Cid Gomes, no novo governo e contribuir para que o Ceará continue a viver um período de expressivo desenvolvimento econômico e social.

3. Aprimorar e fortalecer a atuação dos mandatos do deputado estadual Lula Morais e dos federais Chico Lopes e João Ananias, que deverão buscar maior ligação com os trabalhadores e com as universidades, priorizar as principais cidades do estado e onde os prefeitos são filiados o PCdoB, além de uma maior integração com os vereadores do partido.

4. Por ocasião das Conferências Municipais e Estadual de 2011 promover um revolvimento do partido, constituir novos comitês municipais, renovar as direções e preparar- se para a batalha eleitoral de 2012. Durante o processo de conferências filiar e incorporar novas lideranças de diversos segmentos sociais. Nas conferências, junto com a realização do balanço e do planejamento das atividades partidárias, debater, com maior profundidade, o programa socialista e aplicar a nova política de quadros.

5. Com vistas a batalha eleitoral de 2012, consolidar a atuação dos atuais prefeitos e vereadores do PCdoB e planejar com rigor o restante dos mandatos, trabalhar a construção de candidaturas não só através de amplo apoio político e material, mas também levando em conta o fortalecimento do partido, de modo a tornar viável a vitória eleitoral.

6. Dar atenção especial aos movimentos sociais de modo a reforçar seu papel político e seu protagonismo na luta pelo avanços das mudanças.

7. Buscar uma maior inserção no debate de ideias, reforçar os instrumentos de divulgação e acentuar a formação política da militância comunista.

O Partido Comunista da Brasil, às vésperas de completar 89 anos, nunca viveu no Ceará uma situação tão favorável ao seu crescimento, à divulgação de suas ideias e à sua consolidação como força política dinâmica na busca de novas conquistas para o povo. Esta situação aumenta a responsabilidade da militância, em especial da direção, para saber conduzir o partido, fomentando o trabalho integrado entre as diversas frentes e a elaboração coletiva. Os êxitos obtidos em sua trajetória são fruto das ações acertadas do PCdoB, como o correto posicionamento político, a atuação concreta do conjunto partidário e ainda da atuação efetiva da militância. Seguir em frente, com ousadia, amplitude e criatividade, permitirá ao partido alçar vôos ainda maiores tanto no Ceará como no Brasil.

Fortaleza, 05 de dezembro de 2010

Comitê Estadual do PCdoB/Ceará

Fonte: Partido Comunista do Brasil - PCdoB


0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo