sábado, 28 de maio de 2011

Blogueiros unidos contra a mordaça


Começou hoje pela manhã o I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará.

A abertura contou com "personalidades" da blogsfera cearense como Inacio Carvalho (Do Carvalho) e Daniel Bezerra (Blog da Dilma), além dos convidados Georgia Pinheiro e Paulo Henrique Amorim (ambos do Conversa Afiada).

Bom e diversificado o debate sobre os enfrentamentos a serem encarados para a democratização dos meios de comunicação. Também sobre as ameaças à blogosfera independente, invariavelmente feitas sob o manto do judiciário, ou seja, a tentativa de de se calar as opiniões divergentes do pensamento único com processos judiciais e pelo poder do dinheiro.

Os blogueiros progressistas estão começando a se habituar com os processos judiciais. O fato está virando moda, tanto que, no Encontro do Rio de Janeiro da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) propôs um fundo público, para pagar assistência jurídica aos blogueiros perseguidos.

Foi bastante ressaltada a necessidade de, efetivamente, constituir uma rede de blogs, sites e mídias para denúncia de quaisquer perseguições aos que se pronunciam pela democracia.

Paulo Henrique Amorim, que responde a 37 processos, lembrou também das ameaças que vem sofrendo o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pode deixar de ser uma poderosa ferramenta do exercício da cidadania para ser mais uma fonte de lucro das gigantes da telefonia.

O Encontro continua esta tarde e amanhã (dia 29) no Cuca Che Guevara em Fortaleza.





0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo