quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Recobrar o ânimo, contra a venda da Copel

J. Tramontini*

Em 2001 os paranaenses estavam prestes a perder sua companhia de energia, a Copel, que seria privatizada, a preço de banana pelo governo demo-tucano de Jaime Lerner, que um ano antes havia doado ao Itaú, o Banco do estado do Paraná, o Banestado.

Sindicatos, parlamentares, entidades civis, movimentos sociais, partidos e milhares de paranaenses se uniram no Fórum Popular Contra a Venda da Copel e coletaram mais de 140 mil assinaturas para o primeiro projeto de lei de iniciativa popular a tramitar em uma assembleia estadual, que visava impedir a privatização da Copel.

Durante o mês de agosto daquele ano, quando se deram as votações do projeto, muitas foram as manifestações populares exigindo que os deputados impedissem a doação do patrimônio público. A ssesão da Assembleia Legislativa, a mais longa de sua história, já durava cerca de 22 horas quando em 15 de agosto mais de 3 mil estudantes ocuparam o plenário da casa com a palavra de ordem "A Copel é nossa, vender é traição!".



Os estudantes, com apoio das mais de 400 entidades participantes do Fórum, permaneceram no interior da assembleia até a tarde do dia seguinte, cercados pela Polícia Militar lernista, fortemente armada. Na tarde do dia 16, cantando o hino nacional, os manifestantes saíram da Assembleia escoltados por parlamentares e militantes contra a venda da estatal energética e, em marcha, foram até a boca maldita, no centro da capital paranaense.

A sessão para a votação do projeto foi retomada em 20 de agosto, quando o Centro Cívico, onde ficam as sedes dos poderes em Curitiba, foi cercado pela PM, transformando-se num campo pronto para a guerra. E a batalha eclodiu quando a passeata, com mais de 20 mil manifestantes, chegou à região. O povo paranaense foi, em marcha, rompeu os primeiros bloqueios poiciais e chegou bem próximo à Assembleia. A batalha campal seguiu da manhã até a noite, 13 pessoas ficaram feridas nos confrontos.

Dentro do "plenarinho", nos fundos da Assembleia Legislativa, após incontáveis manobras governistas, os deputados privatistas derrotaram o povo do Paraná por 27 a 26.

Mas não foi a última batalha, pois o Fórum continuou reunido e articulando manifestações e contendas judiciais. O clima contrário à privatização era tão forte em todo o estado que as pesquisas apontavam que mais de 90% dos paranaenses queriam manter a Copel pública. Nessa conjuntura, nenhum "investidor" topou arriscar-se.

A Copel continua dos paranaenses e, nos últimos anos, tem mostrado que eficiência e preços baixos nada tem a ver com privatização, muito pelo contrário. A Copel se tornou altamente rentável, mesmo forncendo eletricidade gratuita a 1 milhão de pessoas e cobrando a tarifa de energia mais barata do Brasil. Tudo isso porque, pública, foi voltada para o desenvolvimento do Paraná e dos paranaenses e não para engordar os bolsos de uns poucos.

Atualmente, quando a Copel passa a sofrer novamente ameaças veladas de privatização, capitaneadas pelo tucano Beto Richa, cabe lembrar dessa grandiosa história de luta, onde o povo do Paraná foi vitorioso, mostrando que era possível derrotar a elite entreguista que então governava a maioria dos estados e o país.

Tive a honra de fazer parte dessas jornadas, ladeado por centenas de milhares de outros lutadores que se espalhavam por todo o Paraná. Vencemos naquele 2001 e de lá para cá muita coisa mudou, a maior parte para melhor, em nosso país. Mas aqueles que só pensam no seu próprio lucro continuam por aí, sorrateiros e traiçoeiros como sempre. Inclusive instalados novamente no Palácio Iguaçu. Lembrar das batalhas e da vitória de 2001 nos dá ânimo para as duras batalhas vindouras.

Vamos à luta!

*Jefferson Tramontini é membro da Coordenação Nacional dos Bancários Classistas, da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e autor do blog Classista (classista.blogspot.com)

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo