sábado, 15 de dezembro de 2012

Traços de Oscar Niemeyer inspiraram músicas de Chico Buarque


Os traços do arquiteto Oscar Niemeyer inspiraram o cantor e compositor Chico Buarque que, no aniversário de 90 anos do arquiteto, escreveu um texto que está sendo divulgado para homenagear Niemeyer no dia de sua morte. O Portal Vermelho reproduz o texto para compartilhar com seus leitores a admiração de Chico pelo arquiteto, que compartilhava com os comunistas dos mesmos ideais pela construção de um país justo.

Eis o texto:

“Havia um terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que um belo dia iríamos morar na casa do Oscar. Cresci cheio de impaciência porque meu pai, embora fosse dono do Museu do Ipiranga, nunca juntava dinheiro para construir a casa do Oscar. Mais tarde, num aperto, em vez de vender o museu com os cacarecos dentro, papai vendeu o terreno da Iguatemi. Desse modo, a casa do Oscar, antes de existir, foi demolida.


Regressei a São Paulo, estudei geometria descritiva, passei no vestibular e fui o pior aluno da classe. Mas ao professor de topografia, que me reprovou no exame oral, respondi calado: lá em casa tenho um canudo com a casa do Oscar. Depois larguei a arquitetura e virei aprendiz de Tom Jobim. Quando minha música sai boa, penso que parece música do Tom Jobim. Música do Tom, na minha cabeça, é casa do Oscar.”

Fonte: Vermelho

0 comentários:

Classista possui:
Comentários em Publicações
Widget UsuárioCompulsivo

Mais vistos

  ©CLASSISTA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo